About

8 de setembro de 2012

Dividindo experiências : Onicofagia


O que é onicofagia?

onicofagia é o singular de hábito de roer unhas, é um dos hábitos mais comuns em que vemos em, crianças, jovens e adultos.

O hábito e a necessidade de roer ou até mesmo de comer as unhas, está ligado a um estado de psico-emocional de ansiedade ou seja, considerado como reflexo de desajustes emocionais.
incidência diminui após os 16 anos de idade. Portanto, considerado normal entre as idades de 4 a 18 anos, devido a sua alta prevalência nesta faixa etária.
A causa do hábito ainda não se sabe. Porém, pessoas que roem unhas têm mais ansiedade do que aqueles que não têm a onicofagia, nenhuma diferença significativa em relacionar a onicofagia à ansiedade. Outros citam a tendência familiar devido, provavelmente, ao ato de imitação.
  Fonte: SOBIOLOGIA


Há mais ou menos uns 8 anos eu sofria desse mal, se eu tava vendo um filme de terror, assistindo jogo, ansiosa por esperar algo, com medo de algo eu roía unhas. Sempre tive vontade de parar, uma vontade muito grande mesmo, mas nunca conseguia. Só que há mais ou menos 3 meses atrás coloquei na cabeça que não iria mas fazer isso e eu CONSEGUI. Eu jurava que jamais fosse conseguir, mas comum pouquinho de força de vontade você consegue.

Pra você que realmente está afim de deixar essa mania feia de lado só vai depender unicamente da sua força de vontade. 

Não vim até aqui apenas pra falar que parei e nem pra trazer uma receita milagrosa pra quem quer parar. Eu vim dar dicas que me ajudaram e pode também funcionar com você. 

Então vamos as dicas...




1º FAZER A UNHA SEMPRE: Mesmo que ela esteja pequena, cutile, pinte, abuse das cores e quando sentir vontade de roer, tire o esmalte e pinte novamente até acostumar. Você vai vendo o quanto ela fica bonita feitinha e pintada, até que não se sente mais vontade de tirar o esmalte. Eu mesmo faço em casa, pinto, faço desenhos, é até divertido :P

2º INIBIDORES: Existem vários tipos, eles deixam um gostinho amargo e tem um cheiro muito ruim, ajudam a você parar de levar a mão para a boca. Eu já usei um da AVON, simplesmente me acostumei com o gosto e não foi muito util, mas vai depender de cada pessoa, com muita gente já funcionou e pararam de roer de vez.

3º TENHA SEMPRE UMA LIXINHA: Sempre aparece aquela pontinha de unha, e para não cair na tentação lixe ela e JAMAIS coloque na boca. Não se deixe levar pelo "apenas essa pontinha não vai fazer mal" VAI SIM!

Então, esses métodos funcionaram muito bem comigo, hoje sou muito feliz com as minhas unhas *--*

Pra finalizar vou mostrar o meu ANTES e DEPOIS.




ANTES (1 mês e meio atrás)


DEPOIS ( atualmente )

Realmente vale muito a pena todo esforço, o resultado é muito bom. Pra você que sofre desse problema, tenha força de vontade, siga essas dicas que eu aposto que você vai conseguir.

Me sinto bastante aliviada de dividir isso com vocês, por hoje é só :*



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© ETICETERA COISA & TAL - 2015. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
ILUSTRAÇÃO POR: AKENO KUROKAWA.
CRIADO POR: SD DESIGN.
TECNOLOGIA DO BlOGGER.
imagem-logo